segurança

Bombeiros reduzem de 270 para 30 dias prazo para emissão de PPCI

João Pedro Lamas

Foto: Renan Mattos (Diário)

O prazo para emissão do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI), elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), passou de cerca de 270 dias para cerca de 30, em média, em todo o Estado.

21 CTGs de Santa Maria são vistoriados e 7 estão com PPCI em dia

A maior velocidade no processo, que envolve desde a geração de protocolo, análise e vistoria até a emissão de alvará pela corporação, foi registrada principalmente em Porto Alegre. No mês de agosto, em comparação ao mesmo período de 2017, a emissão do documento foi feita em 31 dias.

A emissão do alvará faz parte da política de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, da Lei Complementar nº 14.376/2013, um processo que contém os elementos formais que todo proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao CBMRS. De setembro de 2017 até agosto deste ano, foram analisados 91.100 documentos, feitas 38.611 vistorias e/ou revistorias e emitidos 59.486 alvarás online e 21.032 presenciais.

12 dos 16 museus da cidade têm PPCI, mas apenas um tem alvará

Boa parte da agilidade adquirida se dá pela possibilidade de realizar solicitações de alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio pela internet, desde março de 2016, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do CBMRS. O Corpo de Bombeiros diz que cerca de 90% do processo já está totalmente informatizado.

SOBRE O DOCUMENTO

O Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio é a certificação emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar que atesta que a edificação está de acordo com a legislação vigente do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), na sua forma completa, ou no Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra incêndio.

Os prazos de validade dos alvarás variam entre dois anos para as edificações classificadas com grau de risco de incêndio médio e alto, e cinco anos para as demais edificações e áreas de risco de incêndios, conforme Tabelas instituídas no Decreto Estadual. Para mais informações sobre a obtenção do alvará e documentos necessários, clique aqui.

*Com informações do Governo do Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Família proprietária de fábrica de móveis perde tudo em incêndio Anterior

Família proprietária de fábrica de móveis perde tudo em incêndio

183 empregos e estágios para quarta-feira em Santa Maria Próximo

183 empregos e estágios para quarta-feira em Santa Maria

Geral